Um filme que quebrou tabus em todos os sentidos. “Parasita” foi o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar o Oscar. A criação do diretor sul-coreano, Bong Joon-ho, ganhou ao todo quatro estatuetas: de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Além disso, recebeu da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o Globo de Ouro de “melhor filme em língua estrangeira”, foi o primeiro filme em língua estrangeira a receber o prêmio de melhor elenco do Screen Actors Guild, mais dois prêmios Bafta do cinema britânico. Refletindo a universalidade do tema abordado: desigualdade social.
Bong sempre expõem em seus filmes temas duros de modo sutil e inteligente sem perder o entretenimento. Assim sendo, este satiriza a questão indissociável da pobreza e da riqueza na sociedade sul-coreana. Mas foi retratada de uma forma tão carismática, única, sem clichês e com tantos plots twists que te prende. A singularidade da obra permeia até no gênero do filme, que é difícil de classificar. Digamos que seria uma comédia romântica dramática de suspense e terror.
Enfim, conta a história de uma família pobre de desempregados que mora em um “bajihas” - apartamentos subterrâneos muito pequenos típicos da Seul - e de uma família muito rica que tem seus caminhos cruzados, e com o passar do tempo fica mais evidente a divisão social em qual convive e o papel que desempenham nesse contexto. Pra quem não está acostumado com filmes não Hollywoodianos, a narrativa começa um pouco lenta até os primeiros 20 a 30 minutos, mas depois disso as coisas ficam tão tensas e extrapoladas que é impossível de prever o que vai acontecer depois.
As dorameiras irão reconhecer alguns rostos do elenco de k-dramas da vida. Como a Park So-dam (Kim Ki-jung) de Cinderella and Four Knights. Choi Woo-shik (Kim Ki-woo) do Fight for My Way. Jang Hye-jin (Kim Chung-sook) e o Park Myung-hoon (Geun-sae) do Crash Landing on You. Lee Jung-eun (Gook Moon-gwang) do My Holo. Cho Yeo-jeong (Mrs. Park) de The Concubine. Lee Sun-kyun ( Mr. Park) do My Mister. Song Kang-ho (Kim Ki-taek) do O Hospedeiro. Jung Ji-so ( Park Da-hye) de W. Jung Hyun-joon ( Park Da-song) The King: Eternal Monarch. Park Geun-Rok ( Chauffeur Yoon) de Crazy Romance. E contém a participação do Park Seo-joon (Min-hyuk) do What’s Wrong with Secretary Kim.
Comentários